Entenda porque a cidade tem crescido exponencialmente nos últimos anos.
Porto Belo é uma cidade localizada no Litoral Norte Catarinense, na região da Costa Esmeralda, conhecida por suas belezas naturais, praias, rota de cruzeiros e transatlânticos, passeios junto à ilha de Porto Belo e também o famoso Caixa D’Aço.
Além das águas de cor verde esmeralda, Porto Belo, fazendo jus ao nome, possui águas tranquilas e navegáveis, devido às características geográficas, com condições extremamente favoráveis à prática de esportes náuticos, mergulho e também privilegiadas para o turismo.
Recentemente a cidade vem se destacando nacionalmente e até internacionalmente, mas por outro motivo, o setor imobiliário.
Com as alterações do plano diretor, grandes empresas e incorporadoras apostaram na região, criando enorme demanda por empregos e moradias, além da expansão urbana.
Nesse sentido, outros fatores acabaram chamando atenção para a cidade, como a localização privilegiada e altos índices de qualidade de vida e segurança, veja abaixo, os 05 principais motivos para investir em Porto Belo, Santa Catarina.
1º LOCALIZAÇÃO
Não é só o turismo que impacta o mercado imobiliário, a demanda industrial também contribui para este fator.
Porto Belo possui uma localização privilegiada, estando próxima de Tijucas, Vale do Itajaí, Porto de Itajaí, Aeroportos e ainda, é preciso considerar que Porto Belo também está próxima de outras cidades com grande atividade industrial.
Cidades como São João Batista, Brusque e Blumenau, tornando Porto Belo o destino de férias ou moradia para frequentadores destas cidades, impactando diretamente o mercado imobiliário e assim, a própria valorização dos imóveis pela grande procura.
2º PLANO DIRETOR
Um dos principais responsáveis pelo crescimento e expansão urbana da cidade de Porto Belo, o Plano Diretor.
Antes da alteração, a cidade tinha como característica urbana a expansão horizontal, sem grandes edifícios, as principais atividades econômicas do município eram a pesca, prestação de serviços e o setor de turismo.
O Plano diretor teve as primeiras revisões iniciadas em 2016, com a primeira alteração em 2018, permitindo a verticalização e grande transformação a partir de 2018.
Atualmente são mais de 400 empreendimentos em construção.
A consolidação urbana das cidades vizinhas como Balneário Camboriú e Itapema, somados a escassez de terrenos próximos a praia e mais a alta demanda por moradia em imóveis cada vez mais próximos à praia, criaram as condições perfeitas para o crescimento urbano e valorização imobiliária da cidade atraindo assim grandes investidores para a região.
3º PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADA
Seguindo o que deu certo em outras cidades vizinhas como Balneário Camboriú e Itapema, cidades que são destaque nacional em desenvolvimento urbano, Porto Belo segue também o modelo de parceria público-privada, aplicada desde já, no início da verticalização.
O benefício da chamada Outorga Onerosa, conforme Lei complementar 42/2012, permite a aquisição de área construída acima do Coeficiente de aproveitamento básico em algumas localizações.
Dessa forma, o cone de sombreamento da praia é respeitado. Em avenidas de eixo e semieixo – os edifícios podem chegar até 35 pavimentos (conforme legislação atual).
Além de embelezar o skyline da cidade com edifícios modernos e grande potencial de valorização, as parcerias público privadas geram receita e arrecadação. Alguns empreendimentos chegam a gerar mais de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões) de outorga onerosa ao município.
E talvez você esteja se perguntando: Para onde vai esse dinheiro?
- 15% para o Poder Público;
- Até 85% pode ser reinvestido em obras de infraestrutura urbana pela própria construtora, desde que aprovados pela Prefeitura, como pavimentação de ruas, saneamento, molhes, urbanização etc.
Dessa forma, visando a correta aplicação e fiscalização dos recursos, grandes construtoras que se preocupam com o crescimento ordenado da cidade, criaram uma associação para contribuir com o cuidado do município.
Essa Associação arrecadou R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) de recursos próprios entre construtores, para a criação do projeto: MASTERPLAN, que foi doado à prefeitura.
O MASTERPLAN contempla projetos de infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana e turismo.
4º PROJETOS MODERNOS E SUSTENTÁVEIS
Como se não bastasse a indústria Regional ser referência, a indústria da Construção Civil da cidade também não fica para trás e diversos projetos vêm se tornando destaque, um dos projetos é o VIVAPARK, o primeiro Bairro Parque do Brasil, certificado internacionalmente com o selo LEED.
LEED é uma ferramenta de Certificação que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas da sustentabilidade nas construções a nível internacional.
Este sistema de avaliação promove uma abordagem ao edifício por inteiro, desde a concepção do projeto até a construção final, bem como sua manutenção.
O VIVAPARK, além da sustentabilidade, possui também uma ampla variedade de serviços que vão atender a comunidade, como MERCADO PÚBLICO, OPEN SHOPPING, FACULDADE, COLÉGIO BOM JESUS, CENTRO CLÍNICO, HOSPITAL, dentre outros, tudo isso construído pela iniciativa privada, com um investimento de MAIS DE 12 BILHÕES DE REAIS!
Outro projeto com a Certificação Internacional LEED, é o BLUE FOREST.
Um Pré-lançamento com apartamentos frente mar no Balneário Perequê, que possuirá diferenciais como arquitetura biofílica, floresta suspensa no 6º pavimento com árvores de verdade com até 12 m e altura! Tudo isso, lá no alto e com linda vista mar! É o primeiro empreendimento VERTICAL de SANTA CATARINA a receber a certificação internacional LEED.
5º CONSTRUÇÃO DOS MOLHES E OBRAS DE INFRAESTRUTURA
Além da melhoria na balneabilidade da praia, os molhes contemplarão espaços comerciais e gastronômicos, atracadouros, passeio e um boulevard de frente para o mar.
Porto Belo é um balneário de PROSPERIDADE e no médio prazo será uma cidade completamente nova!
Se você quiser conhecer oportunidades de investimento imobiliário com grande potencial de valorização ou realizar o seu sonho de viver no litoral, converse conosco!
Mateus J Albanaes
Corretor de Imóveis de Alto Padrão e especialista em investimento imobiliário em Santa Catarina
Confira mais com o vídeo abaixo!